8 formas de realizar o controle de peso

25/05/2018 • Artigo por

8 formas de realizar o controle de peso

Na maioria das vezes, emagrecer nem é o mais difícil, e sim manter o controle de peso. É importante estar atento às dietas restritivas, que emagrecem rápido, mas podem retardar o metabolismo, alterando os hormônios reguladores do apetite.

Outro fator importante é pensar a longo prazo e não ter pressa para emagrecer, pois isso é um agravante na manutenção dos quilos a menos. Muitas dietas, apesar de gerar resultados rápidos, representam uma armadilha, pois, assim que se perdem os quilos indesejados, há o risco de o retorno aos antigos hábitos voltar a elevar o peso. Nesse artigo, vamos informar 8 maneiras simples de controlar o peso. Ainda mais porque a falta do controle de peso é um fator agravante para o surgimento da hérnia.

8 maneiras para manter o controle de peso

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), denota-se que 50,1% dos homens brasileiros, acima dos 20 anos, estão acima do peso e 48% das mulheres também apresentam o quadro. A obesidade é uma doença séria e está relacionada à diabetes tipo 2, pressão alta, infarto, entre outras condições.

O que essas e outras pessoas podem fazer para se cuidar e ter o controle do peso é:

Praticar exercícios

Além de queimar calorias, a prática de exercícios regulares acelera o metabolismo. Também mantém o equilíbrio energético, ou seja, você gasta proporcionalmente ao quanto consome. A dica é se dedicar à prática por  30 minutos todos os dias, no mínimo.

Aumentar o consumo de proteínas

A proteína ajuda a reduzir o apetite e a manter o peso ideal, já que aumenta os níveis de certos hormônios que induzem à saciedade, além de diminuir os hormônios que aumentam sensação de fome.

Diminuir o carboidrato

O pão branco, o macarrão feito com farinha branca e os sucos de frutas podem prejudicar a manutenção do peso. Isso não significa limitar a quantidade de carboidrato, mas sim diminuí-la e consumir aqueles que são benéficos à sua saúde.

Pesar-se

Pesar-se frequentemente te dá uma noção do seu peso, relacionado aos seus consumos semanais, por exemplo. Também ajuda a observar os progressos e comportamentos que poderiam ser evitados.

Aumentar a ingestão diária de água

Beber muita água, diariamente, promove a saciedade e aumenta o metabolismo, fatores ideias para manter o peso.

Dormir

Dormir o suficiente é fundamental para manter o peso, pois, assim, mantém-se os níveis de energia e os hormônios em equilíbrio.

Consumir vegetais

Os vegetais possuem muitos nutrientes e poucas calorias, além de serem ricos em fibras, que auxilia na manutenção do peso e de uma vida mais saudável.

Mastigar bem os alimentos

Não ter pressa, ao se alimentar, pode diminuir drasticamente o consumo das refeições, além de proporcionar maior sensação de saciedade.

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